Quarto para meninos



Neste quarto para dois rapazes de  quase 2 e 7 anos o desafio foi o de projetar em 19m2 um ambiente que ambos partilhassem tornando o espaço num local mais colorido e mais aconchegado. Dada a diferença de idades a escolha de um tema especifico poderia ser demasiado infantil para o mais velho ou "muito à frente" para o mais novo.

 O que levou a nossa leitora a contactar-nos foi o facto de lhe parecer que faltava alguma coisa neste espaço. Nós pensámos o mesmo quando vimos as fotos.
Nestas idades as crianças gostam de ambientes estimulantes,  com cores primárias: azul, vermelho, amarelo e ainda o laranja.  Porém estas são as cores que mais assustam os adultos na altura de escolher uma tinta. Por outro lado é também importante que na hora de dormir o ambiente seja relaxante e convidativo ao descanso.
Criámos  duas opções diferentes que pudessem preencher essas necessidades. Apesar de neste momento o quarto ser usado quase só para dormir,  à medida que vão crescendo os meninos irão certamente gostar de sentir que aquele é o seu território, o seu refúgio.







Desenhámos uma área destinada à brincadeira. Mantivemos a estante alta para os livros e brinquedos do mais velho e acrescentámos  mais arrumação em móveis com gavetas plásticas: são acessíveis ao mais pequenino, permitem uma rápida organização e limpeza fácil.




Nas paredes (a cinza escuro e vermelho) sugerimos  tinta magnética e/ou tinta efeito ardósia. A primeira serve para prender com  imans desenhos ou fotos, colocar jogos de letras... a segunda permite escrever com giz na parede e apagar com um pano húmido.
Finalmente,  nas paredes atrás da cama e do lado do roupeiro pensamos que  papel de parede pode ser uma boa opção: até ao tecto ou apenas com 1,40m - 1,60m de altura, no máximo.
A decoração ficará completa com os candeeiros de mesa e tecto  e com a pintura em branco nas portas do roupeiro e do quarto.





Na segunda planta mudámos apenas a disposição e alguns pormenores decorativos: como os motivos do papel de parede.