Home Staging

 

O que é o Home Staging?

O conceito de home staging apareceu nos anos 70 nos Estados Unidos. Pode ser traduzido para português como "casa encenada". 

Uma vez que esta técnica de marketing imobiliário provou ser exponencialmente eficaz na venda rápida e por valores mais elevados  dos imóveis, ela acabou por atravessar o Atlântico e começou a ser usada na Europa, já na década de 90.

O objetivo do home staging é o de agregar valor a um imóvel,  permitindo que se torne mais atrativo a potenciais inquilinos ou compradores, agilizando assim o processo de arrendamento ou venda do mesmo.

Tal como o nome denuncia, consiste numa encenação que apela ao lado emotivo do potencial novo proprietário ou arrendatário.

A ideia é transformar a casa através dos vários elementos decorativos - mobiliário, iluminação, cores e texturas, criando um espaço onde o visitante se possa imaginar e sentir em casa na hora da visita.


Home Staging: como fazer?

A regra nº1 do home staging é criar uma decoração simples, funcional e acolhedora, que possa agradar a um leque alargado de potenciais interessados.

Se não quiser ou puder investir em remodelações muito profundas deve começar por pequenas reparações: aquele buraco na parede,  a torneira que pinga, o estore que não fecha bem, a fecho daquele armário da cozinha... só para dar alguns exemplos.

Todos os elementos pessoais devem ser imediatamente retirados: roupas, fotos, objetos com significado religioso, político ou clubístico, papéis, coleções em exposição p. ex.

Devem ser retirados também todos os elementos desnecessários como pequenas peças de mobiliário que acabam por ocupar espaço, vitrines demasiado cheias, tapetes que tapam todo o pavimento. 

A ideia é deixar o imóvel com espaço livre, desafogado, onde se consiga circular e fazer as atividades quotidianas livremente. Desta forma o espaço poderá até dar a sensação de ser maior.


Criar ambientes

De forma a criar ambientes mais acolhedores e que possam agradar a um leque mais vasto de possíveis compradores ou arrendatários utilize cores neutras nas paredes, pavimentos e elementos decorativos em geral.

Use a iluminação a seu favor, quer seja natural ou artificial. Abra estores, persianas, cortinas ou caso o imóvel não tenha muita luz vinda de fora adicione pontos de luz estratégicos. Na cozinha, wc e espaços de trabalho, em geral, coloque luzes de cores mais frias. Nos quarto e salas luzes um pouco mais cálidas.



Elementos que Adicionam Charme

Almofadas,  cortinas,  plantas naturais, velas, uma mesa posta expondo loiça simples para um jantar a dois, um toque suave de fragrância: alfazema, limão, rosa etc. dão o último toque para um ambiente que se quer confortável e aprazível.


Home Staging: DIY ou Contratar Designer de Interiores/ Empresa?

Se estas dicas não são suficientes para si e/ou a decoração não é campo do seu interesse pode contratar um designer de interiores ou uma empresa para fazer o trabalho por si.

Os preços para contratar home staging podem variar, em média, entre as poucas centenas de euros e as dezenas de milhar, dependendo do espaço em causa e da sua carteira.

O que deve ter em conta é que o serviço realizado por um profissional pode de fato fazer a diferença e que o valor pago compensa com a consequente valorização do imóvel  e venda ou arrendamento muito mais rápidos do mesmo.


Home Staging: Conclusão

por todas as razões apontadas anteriormente, o home staging é de fato uma ferramenta de marketing imobiliário, senão mesmo a melhor de todas,  para rapidamente valorizar e  transacionar o seu imóvel, seja ele do segmento mais baixo ou mais luxuoso. 

Aposte no home staging e volte aqui para nos contar a sua experiência!